Sim, em 1982 a então Escola Infantil Balão Azul nasceu em uma modesta casinha na rua Siqueira Campos na Vila Souto e fechou seu primeiro ano de funcionamento com 35 alunos, mas aquela pequena escola tinha altos voos a fazer e em 1989 a necessidade de um espaço maior que comportasse desde o Berçário até o Pré (atual 1º. Ano) levou a sede da instituição de ensino para outra casa, dessa vez na rua Miguel Couto também na Vila Souto, porém havia o sonho de alçar voos ainda maiores e aquela escolinha que nessa época já atendia cerca de 100 alunos ganhou uma sede própria, situada onde hoje está a matriz, pois o Balão Azul agora era Dinâmico! E na rua Bernardino de Campos iniciou-se a implantação de novas turmas e hoje já são 3 Unidades, a Matriz na Vila Falcão, a Unidade II, Dinâmico Vestibulares, na Av. Nossa Senhora de Fátima, 1-40 – Jardim Estoril e agora em 2022 o Cursinho ganha uma nova sede, na rua Rio Branco, 27-87 – Jardim Estoril. Cada unidade com suas características e variações de Berçário ao Cursinho Pré-Vestibular, mas todas com a mesma Filosofia sócio-interacionista e democrática, que sempre regeu seus caminhos desde 1982.
Como símbolos do tempo, o Colégio Dinâmico passou por modernizações, formou muitos alunos que hoje despontam no mercado de trabalho, recebeu como patrona da sua biblioteca a escritora Bauruense consagrada Marina Monteiro Cardoso, ajudou a tornar a qualidade de ensino melhor em Bauru, implantou tecnologias, não se rendeu a modismos, manteve a seriedade de trabalhos sociais em aulas de Programa de Valores Humanos e Ecologia, desenvolvendo em seus alunos o pensamento crítico em parceria com o sistema Poliedro, juntamente com o esporte, dança e arte, levando garotos e garotas a participarem de Festivais e Competições, muitas vezes estando eles no alto do Pódio como campeões e medalhistas.
Uma das principais funções de qualquer escola, nos dias de hoje, é transmitir aos jovens três valores fundamentais:
democracia, igualdade de direitos e liberdade de pensamento. A democracia e a liberdade de pensamento, por exemplo, não existem onde não há o direito de cada um constituir o seu próprio discurso. Isso implica igualdade de direitos, respeito à diversidade e compreensão do outro. Afinal, fazer história é muito mais do que recordar o passado; é, também, recriá-lo, estabelecendo novas relações e produzindo novos sentidos, assim é o Colégio Dinâmico.
Ao longo de 40 anos de história, o Colégio Dinâmico tem muitos agradecimentos a fazer. Professores, coordenadores, orientadores pedagógicos, diretores e colaboradores em geral, com sua competência e sua dedicação, foram fundamentais nessa trajetória de sucesso, como citou o então Presidente da República Fernando Henrique Cardoso numa carta enviada particularmente ao Dinâmico :
“É assim que se constroi o futuro das crianças, parabéns!”