Home | Falcão | Fundamental I | Compreendendo o Movimento de Rotação da Terra na prática!

25 de abril de 2024

Compreendendo o Movimento de Rotação da Terra na prática!

Para aproximar os alunos da ideia de formação do dia e da noite no planeta Terra, e para terem ideia de que o Movimento de Rotação do planeta é responsável pela sucessão dos dias e das noites, os 4°s anos foram ao Laboratório de Ciências e lá realizaram uma atividade prática utilizando um globo terrestre e uma lanterna.

A partir dessa experiência, verificaram que durante a rotação, uma parte do planeta fica sem iluminação e a outra iluminada.

Com um globo terrestre e um flash simulando o Sol, trabalharam em duplas, cada um fazendo a função de um dos corpos celestes, enquanto um aluno ficava parado com o flash emitindo luz, o outro girava o globo, permitindo assim verificar como surgem os dias e as noites no nosso planeta!!

Foi um experimento incrível sobre os movimentos da Terra e uma experiência fascinante!