Home | Falcão | Fundamental I | Localização ao longo dos tempos – Gnômon (4º ano)

20 de fevereiro de 2024

Localização ao longo dos tempos – Gnômon (4º ano)

Nossos alunos do 4º ano estão aprendendo que o ser humano, ao longo da história, desenvolveu seus conhecimentos de tal forma que algo descoberto no passado pode atuar como base para novos aprendizados no futuro. Destacamos a importância dos métodos antigos de localização no espaço. Essas primeiras formas de localização, foram muito importantes para o desenvolvimento de outras ferramentas de orientação espacial posteriores e atuais como a bússola e o GPS. Isso mostra que os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico são fundamentais para o desenvolvimento das sociedades ao longo do tempo.

A seguir, a experiência dos alunos do 4º ano com o Gnômon. Umas das primeiras ferramentas inventadas para registro da passagem do tempo, que ajudava precisar a localização no espaço, baseada na observação das sombras dos objetos.