Home | Falcão | Fundamental I | MATERIAL DOURADO – Situações concretas dinamizam a aprendizagem (18/10/2022)

18 de outubro de 2022

MATERIAL DOURADO – Situações concretas dinamizam a aprendizagem (18/10/2022)

Ensinar Matemática é desenvolver o raciocínio lógico, estimular o pensamento independente, a criatividade e a capacidade de resolver problemas.

Desta forma, além da teoria vista em sala de aula, nossos alunos têm tido oportunidades diferenciadas para aprender conteúdos complexos em Matemática como por exemplo o Sistema de Numeração Decimal – Posicional e as Operações Fundamentais.

Um exemplo relevante é o trabalho com o Material Dourado, um recurso concreto destinado ao auxílio justamente do ensino e aprendizagem destes conteúdos.

No ensino tradicional, as crianças acabam “dominando” os algoritmos a partir de treinos cansativos, mas sem conseguirem compreender o que fazem. Com a utilização de recursos como esse material a situação é outra! As relações numéricas abstratas passam a ter uma imagem concreta, facilitando a compreensão. Obtêm-se então, além da assimilação do algoritmo, um notável desenvolvimento do raciocínio e um aprendizado bem mais agradável e concreto.